Brasil, SP, , , |

Ajude a FCCC a combater os fenômenos do Sul e Sudeste. Para ajudar nas operações da Fundação nesses locais fale conosco pelo Telefone/WhatsApp: (11) 98057-1304.

Artigos

O Estado de S. Paulo

Tragédia

São Paulo, 26 de agosto de 2000

O Grupo Estado, dirigido pelo dr. Ruy Mesquita, tem se pautado por uma conduta ética, digna e respeitosa ao longo dos seus mais de cem anos de existência. Os senhores foram vítimas da violência do Estado Novo, que exilou parte da família Mesquita e impediu o Estadão de circular. Os senhores também foram vítimas da mordaça do regime militar, que os tentou humilhar de todas as formas. Mas jamais essa empresa perdeu a dignidade e a altivez; jamais se deixou abater. Sempre resistiu. O Estado é mais que um jornal. É uma instituição que recebeu de Deus a missão de guardar uma parte preciosa – se não a mais importante – da memória brasileira do século 20.

 Por isso, a História contemporânea do País se mistura com a dessa empresa, motivo de orgulho não só para os paulistas como para todo o Brasil. A tragédia que se abateu sobre o Grupo Estado, envolvendo os jornalistas Antonio Pimenta Neves e Sandra Gomide, não macula de forma alguma a biografia dessa empresa. Nem de longe arranha a imagem de seus dirigentes e de uma família com tantos e tantos serviços prestados ao País e a São Paulo.

 Mas, como toda tragédia, emociona e abala. Por isso, venho prestar nossa solidariedade, em nome da Fundação Cacique Cobra Coral, que sempre recebeu do Grupo Estado tratamento digno, ético e respeitoso. Não poderia deixar de manifestar-me nesta hora. Não perca a fé, dr. Ruy. Muitas vezes, o Grande Arquiteto do Universo faz a vida fluir por caminhos incompreensíveis para nós. Nestes momentos, a melhor maneira de conviver com isso é procurar tirar lições do episódio. Cada um dos senhores, particularmente, saberá entender essas lições no momento certo, no tempo certo. O senhor tentou ser justo e solidário com um funcionário que acabou sendo arrastado por um turbilhão.

 Não se culpe. Lembre-se: nem o Vaticano escapou de tragédia semelhante, na qual se envolveu um dos membros da guarda do papa. Que o Grande Arquiteto do Universo lhe continue dando a proteção e sabedoria necessárias para superar este momento difícil. Adelaide Scritori, presidente da Fundação Cacique Cobra Coral,Guarulhos-SP. www.fccc.org.br

Fonte:

Fórum de Leitores / O Estado de S. Paulo
Compartilhar: