O Dia
Temporal Devastador
Médium tenta domar o tempo
A médium da Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC) Adelaide Scritori — que costuma ser consultada pelo prefeito Cesar Maia em assuntos relacionados a clima — adiou ontem viagem à Califórnia para ‘domar’ o mau tempo no Rio, conforme antecipou o ‘Informe do DIA’. Em uma casa no Cosme Velho, perto do Túnel Rebouças, a médium montou centro de onde monitorará a operação com os técnicos de sua fundação.
Adelaide prevera que em outubro as chuvas castigariam o Rio. Ela diz que em agosto alertou o Ministério da Defesa de que as chuvas de verão começariam na primavera no Sudeste. Mesmo sem viajar para os EUA, Adelaide garante ter ‘domado’ os ventos que ajudaram a alastrar os incêndios que devastaram a Califórnia.
A previsão para hoje é de mais pancadas, mas de menor intensidade. A temperatura cai e ficará entre 19 e 26 graus. Amanhã, ela sobe. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os pontos onde mais choveu até as 10h de ontem foram: Sumaré, Belford Roxo, Alto da Boa Vista e Praça Mauá.
“A concentração de umidade e calor veio da Amazônia para o Sudeste, onde, associada a uma frente fria vinda do Sul, provocou o dilúvio da quarta-feira”, explicou Marlene Leal, do Inmet. Entre terça e quarta, chegará nova frente fria.