Brasil, SP, , , |

Ajude a FCCC a combater os fenômenos do Sul e Sudeste. Para ajudar nas operações da Fundação nesses locais fale conosco pelo Telefone/WhatsApp: (11) 98057-1304.

Artigos

Folha de S.Paulo

O Além a favor

São Paulo, 16 de julho de 2007

No tempo das monarquias, os reis eram reis por direito divino. Ou seja, eram plebeus que, por mérito ou não, as instâncias superiores promoviam a reis. Essa promoção, sagrada pela igreja, se estendia aos primogênitos da sua linhagem.
Donde se conclui que o sucesso de um reinado dependia muito da providência divina -afinal, fora ela que entronizara o primeiro governante da série. Às vezes, a dita providência, insatisfeita com os rumos que o rei estivesse tomando, o castigava com chuvas, pestes, secas e outras desgraças, para obrigá-lo a tomar jeito. Daí também que o fato de contar com a providência não livrava o rei de ter de se empenhar como um mortal para o bom andamento de seu reinado.
Nas repúblicas modernas, os governos são eleitos pelo voto popular, o que em tese dispensa a interferência do sobrenatural. Mas tolo será o governante que não tiver pelo menos um aliado no Além -porque há certos fatores que independem de decretos, conchavos ou compra de políticos e juízes.
Que o diga o prefeito do Rio, Cesar Maia. Mesmo sendo bom de voto, ele não abre mão das forças ocultas. Todo ano o Rio exige sol a pino em ocasiões como o réveillon e o Carnaval. E Cesar não deixa a critério das nuvens a decisão de chover ou não. Sempre que preciso, ele recorre à Fundação Cacique Cobra Coral, uma instituição carioca que mantém estreitas relações com os espíritos do vento e da chuva.
Se um toró ameaça desabar sobre os feriados, Cesar vai ao cacique e, pode crer, as águas recuam e temos sol e lua até o último turista. Nenhum gringo leva uma gota. Desta vez, o tempo estava horrível no Rio e era preciso providenciar um céu olímpico para os primeiros dias do Pan. Ele invocou a cobra coral, esta se mexeu e produziu um céu que ninguém se atreveria a vaiar.

Fonte:

Opinião - Ruy Castro / Folha de S.Paulo
Compartilhar: