O Estado de S. Paulo
Galápagos: Impacto foi 1% do previsto pelas autoridades
As autoridades do Equador e do Parque Nacional de Galápagos solicitaram ajuda internacional com base no pior cenário possivel.
O Jéssica encalhou a 800 metros da praia de Puerto Baquerizo Moreno no dia 16, mas a carga de diesel e bunker, um tipo espesso de óleo usado como combustivel para barcos, só começou a vazar no dia 19. Ajudadas por correntes maritimas que levaram a maior parte do óleo para alto-mar e pelo forte calor, que acelerou o processo de evaporação do diesel, as equipes de emergência do Equador conseguiram controlar o acidente e evitar que o frágil ecossistema das ilhas sofresse qualquer dano significativo. “Nesse caso foi a própria natureza quem mais ajudou“, disse Valle. “O impacto do vazamento acabou sendo apenas 1% do que poderia ter sido.” Apenas dois pelicanos morreram em decorrência do vazamento.
Isolada do continente por mil quilômetros de oceano, as Ilhas Galápagos abrigam cerca de 5 mil espécies de animais – 2 mil delas que existem apenas no arquipélago, como as famosas tartarugas gigantes e iguanas-marinhas.
NF: A interferência da FCCC através das correntes maritimas dissipou o combustivel para alto-mar.