Incêndio na Flórida deixa 70 mil desabrigados
O ESTADO DE S.PAULO
Sábado, 04 de Julho de 1998
Incêndio na Flórida deixa 70 mil desabrigados
Centenas de focos obrigam à retirada de todos os moradores de um condado
BUNNELL, EUA – As autoridades ordenaram ontem a desocupação de todo um condado da Flórida diante do avanço das centenas de incêndios que devastam o Estado americano há um mês. Policiais em carros com alto-falantes circularam pelas ruas do Condado de Flagler, no norte da Flórida, dando ordens para que os 30 mil habitantes abandonassem suas casas e locais de trabalho – o que elevou para 70 mil o total de pessoas forçadas a fugir dos incêndios.
“Saiam já”, repetiam os policiais. Mais de 200 pessoas que estavam abrigadas numa escola deixaram o prédio dez minutos depois da ordem de retirada. “Espero que tenhamos um condado para o qual voltar”, comentou uma delas.
“Há fogo no norte, sul e oeste”, afirmou Don North, um porta-voz da Agência Federal de Administração de Emergências. “A preocupação é que os incêndios convirjam e formem um só.”
As chamas já danificaram ou destruíram 132 casas e queimaram uma área de 680 quilômetros quadrados. Os incêndios provocaram o cancelamento de muitas das festividades programadas para hoje (aniversário da independência americana). O governador Lawton Chiles proibiu o uso e a venda de fogos de artifício, temendo que sejam provocados mais incêndios. (Associated Press e Reuters)
Share this content: