Portal IG Último Segundo
IG Rio – Réveillon 2010/2011
Ano novo no Rio deve ser debaixo de chuva
Pelos informes dos institutos de meteorologia, o Ano Novo na cidade do Rio de Janeiro será debaixo de chuva. O Climatempo prevê sol e aumento de nuvens na manhã do dia 31, porém estima pancadas de chuva à tarde e à noite.
No site do Weather Chanel, uma nuvem carregada e com um raio dependurado ilustra as previsões desanimadoras para a festa da virada na capital carioca: “Scattered T-Storms” (trovoadas dispersas), diz o texto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma o toró: tempo “parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva em áreas isoladas no final do período”.
Veja os preparativos para a festa da virada no Rio
O tempo fechado no Rio começou na segunda-feira (27) e, de acordo com a previsão, deve durar até o próximo domingo (2). O Inmet informa que esta quarta-feira (29) será de tempo nublado “com períodos encobertos com chuviscos e/ou chuvas isoladas”. Na quinta, “períodos de parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas”.
No último dia 20, a prefeitura passou a contar com um novo radar meteorológico, com o objetivo de captar mais rapidamente a chegada de temporais. O Aparelho custou R$ 2,5 milhões e promete alcance de 250 quilômetros – segundo especialistas, atravessa nuvens e mede sua velocidade e direção por meio de tecnologia batizada de Doppler.
Com a ajuda do Doppler, o sistema Alerta Rio, da prefeitura, informou que na tarde desta terça-feira (28), a Defesa Civil Municipal atuou em estado de vigilância, o que significa “ausência de chuva ou chuva leve nas próximas seis horas”. Contudo, o boletim lançado às 17h, foi contestado meia hora depois por uma pancada de chuva que atingiu a cidade. Às 18h, novo boletim deixava em atenção (possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas) os bairros de Jacarepaguá, Recreio e Barra da Tijuca, na zona oeste, e Copacabana e Ipanema, na zona sul.
No site do sistema municipal, especialistas explicam o motivo do mau tempo: “o transporte de umidade do oceano para o continente manteve o céu nublado/encoberto e as temperaturas amenas no município”.
O Climatempo acrescenta que “há uma frente fria parada entre o litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro que se choca com ar quente e únido que vem da região Norte”. Esse encontro, segundo meteorologistas, ajuda a aumentar as nuvens de chuva.
Ajuda do Cacique Cobra Coral
Como em anos anteriores, a Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC)prometeu recorrer “aos espíritos” para evitar que a chuva estrague a festa. Embora haja uma discussão sobre a vigência do contrato entre a prefeitura do Rio e a fundação – que assegura que o espírito de Cobra Coral já teria sido o de Galileu Galilei e de Abraham Lincoln –, os trabalhos devem ser realizados.
A médium Adelaide Scritori, presidente da FCCC informou por meio de sua assessoria de imprensa que deixou de viajar para trabalhar em busca de tempo bom no Rio durante a virada de ano.
Defesa Civil em estado de atenção
Em nota, a Defesa Civil do Município informou que está em estado de atenção em regiões da zona oeste, com foco nas bacias da zona sul e de Jacarepaguá, devido à ocorrência de chuva leve a moderada, nas próximas horas.
A Defesa Civil orientou a moradores de áreas de encostas e locais sujeitos a deslizamento que fiquem atentos a sinais de trincas no solo e rachaduras nas paredes.