O Globo
FCCC vai monitorar o clima na visita de Obama
PREFEITURA JÁ USARÁ SALA DE CRISE DURANTE VISITA
Centro de Operações fará monitoramento. Município recorreu ao Cacique Cobra Coral
O CENTRO de Operações da prefeitura do Rio: apoio ao Serviço Secreto
A prefeitura vai inaugurar a sala de crise de seu Centro de Operações na Cidade Nova durante a visita do presidente Barack Obama. Representantes do alto escalão do município ficarão de plantão em uma sala dotada de um sistema de tele presença ligado à Gávea Pequena, residência oficial do prefeito, e ao Palácio Guanabara. O objetivo é agilizar a tomada de decisões de imprevistos que forem identificados pelos técnicos no Centro de Operações, e que exijam, por exemplo, reforçar o controle de trânsito pela Guarda Municipal. A prefeitura também colaborou com o Serviço Secreto americano, responsável por planejar a visita de Obama.
— Eles solicitaram informações cartográficas, de trânsito e meteorológica, que nós repassamos — disse o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório.
Cobra Coral monitora o clima
A visita de Obama contará até com ajuda espiritual gratuita. Convidada pela prefeitura e pelo governo do estado, a médium Adelaide Scritori, que afirma incorporar o espírito do Cacique Cobra Coral (que diz ter o poder de controlar o clima), chega hoje ao Rio. Segundo seu assessor, Osmar Santos, Adelaide cancelou uma viagem a Istambul (Turquia), onde celebraria o aniversário do escritor Paulo Coelho, para ajudar na visita.
— Não podemos garantir que o sol vai brilhar. Mas não choverá no evento — disse Osmar.
NF: Como nas visitas do pres. George W. Bush e do Papa Joao Paulo II a SP, a operação acima servirá para a FCCC através dessa operação Reduzir os efeitos dos fenômenos climáticos que atingem todo o país.