Deputados firmes contra a privatização

Deputados firmes contra a privatização

O DIA
Rio de Janeiro, 15 de março de 1999.
Brasil/Geral

Deputados firmes contra a privatização

O deputado federal Milton Temer (PT-RJ) acha que o blecaute de quinta-feira serviu pare demonstrar que as oposições estão certas quando, desde a privatização da Light, denunciaram “a total ausência do controle dos órgãos públicos. nos serviços das empresas privatizadas”. Pare ele, a falta de controle é decorrente da “precipitação no processo de privatização”.

Ao comentar o noticiário de sábado do DIA, que publicou o fax em que a empresa Tunikito Corporation alerta o Ministério das Minas e Energia em dezembro de 1998, sobre a possibilidade de um blecaute na primeira quinzena de março, Temer deixou claro que o Congresso Nacional deve lutar para “suspender, a curto prazo, todo o processo de privatização das empresas de energia, enquanto não houver certeza de um maior controle, pelo poder público, da rede nacional interligada”.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), por sua vez, está convencido de que tanto o Ministério das Minas e Energia como o Operador Nacional do Sistema (ONS), empresa montada pare coordenar a geração e distribuição de energia no País, devem explicações explicando por que não tomar providências quando do alerta dado pela ONG Tunikito Corporation, em 28 de dezembro de 1998.

A Tuniklto, que na sexta-feira voltou a alertar o Ministério para a possibilidade de novo blecaute em abril região Sul do Brasil, é velha conhecida dos diretores de empresas elétricas no pais. Manteve contatos, por exemplo, com Mário Santos, atual presidente da ONS, quando ele pertencia à Chesf (Centrais Elétricas de São Francisco) e à Eletrobrás.

Share this content: