Novo blecaute pode atingir a região centro-sul do Brasil

Novo blecaute pode atingir a região centro-sul do Brasil

O DIA
Rio de Janeiro, 14 de março de 1999.


Novo blecaute pode atingir a região centro-sul do Brasil

Quem dá o alerta é a Tunikito Corporation a mesma previu o apagão de quinta-feira. Fortes rajadas de vento ameaçam as Torres do Sul.

Risco de apagão continua

Tunikito Corporation alerta Governo sobre risco de nova falta de luz em abril

Um novo blecaute, como o que ocorreu na quinta-feira, deixando todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centr-Oeste sem luz, pode voltar a acontecer em toda a região Centro-Sul do Brasil até abril. Alerta nesse sentido foi enviado na sexta-feira, às 23h57, para o Ministério das Minas e Energia pela Tunikito Corporation, especializada em acompanhamentos meteorológicos. A Tunikito Corporation alertou que, até abril, poderá ocorrer fortes rajadas de yento na região Sul do País, provocando queda de torres.


Conforme O DIA publicou ontem com exclusividade, a Tunikito foi a mesma que, em dezembro, já tinha avisado as autoridades da possibilidade de ocorrer um blecaute em toda a região Centro-Sul, na primeira quinzena de marco de 1999.


Ontem o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encontrou-se com Osmar, em São Paulo, e recebeu dele os documentos sobre os alertas feitos ao Brasil. Suplicy vai reforçar a iniciativa do bloco de oposição ao Governo no Senado que, já na sexta-feira, tinha decidido convocar o ministro das Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, para falar sobre os problemas do setor.


O senador acha inevitável que, além do ministro, sejam convocados Osmar Santos, da Tunikito, demais autoridades envolvidas na questão e Mário Santos, presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entidade privada, que controla a geração e transmissão de energia elétrica, também alertaria sobre a questão.


“A informação do DIA é importante e grave. Precisamos cobrar por que não foram tomadas medidas preventivas. As autoridades estão mais interessadas em falar sobre privatizações do que em garantir o fornecimento de energia elétrica”, disse Suplicy.

Share this content: