Correio da Manhã
Tempestades: Mais de uma centena de vítimas
Uma vaga de mau tempo varreu o Sul da Rússia na madrugada de ontem
Chuva torrencial mata na Europa
Uma vaga de mau tempo varreu o Sul da Rússia na madrugada de ontem, causando a morte a pelo menos 105 pessoas. Violentas tempestades estão também a atingir outros países da Europa, incluindo a Alemanha, a Polónia, a Suíça e o Reino Unido.
Chuvas torrenciais, que provocaram gigantescos deslizamentos de terras, fustigaram a região russa de Krasnodar, junto ao Mar Negro. Segundo as autoridades, as cheias – as mais graves dos últimos setenta anos – mataram 105 pessoas, sobretudo no distrito de Krymsk, o mais afetado, onde as equipas de socorro recolheram ontem 88 cadáveres. A maioria das vítimas estava a dormir – e muitas foram arrastadas pelas enxurradas de lama.
Milhares, apanhados de surpresa pela força das águas, tiveram de ser retirados, e o estado de emergência foi declarado na região, onde 22 mil habitantes estavam ontem sem energia.
O mau tempo faz-se ainda sentir noutras regiões europeias. No Leste da Alemanha, tempestades eléctricas mataram pelo menos duas pessoas, incluindo uma menina de nove anos, atingida por um raio, e um jovem de 23 anos, cujo carro foi esmagado por uma árvore. Mais 17 pessoas ficaram feridas.
Chuvas torrenciais e inundações fustigam ainda a Polónia, Suíça e Reino Unido.